quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mestre Bimba - Capoeira iluminada.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpOGojGRu9QIFpfHN3kyvNgMAqB6I9-TofP4IlHFTRsAngDLhQz05GE878mKvVeQG4Ziey6AjKlCAeUsR69ZMpM0XPNpbix4w_LUlnkRp9jH8S8-JIxbcIhILI5lxm1nuZvRH4aa7FBFso/s1600/mestre-bimba.jpg 
Nascido em 23 de Novembro, Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, estaria a com 110 anos no dias de hoje.

Filho de Luiz Cândido Machado e Maria Martinha do Bonfim, Manoel nasceu no bairro de Brotas, em Salvador, e recebeu apelido de Bimba, que se refere ao órgão genital masculino, por causa de uma aposta feita entre a sua mãe e a parteira, que dizia ser um menino.

Bimba e a Capoeira
Manoel começou a treinar capoeira aos 12 anos na Estrada dos Boiadeiros no bairro da Liberdade, e seu primeiro mestre foi o africano Bentinho capitão da Companhia de Navegação Baiana. Em 1918, Bimba começou a dar aulas.

Acreditando que a capoeira tinha que se renovar para não se perder, Bimba desenvolveu um novo estilo de capoeira, com método de ensino próprio e rituais como Batizado, Formatura e Especialização. Assim, em 1929, foi criada a luta regional baiana, conhecida mais tarde como Capoeira Regional.

Sua primeira academia foi fundada no início da década de 30, sendo expedido o alvará de funcionamento em 1937, o primeiro alvará para uma academia de capoeira denominada Centro Cultural Físico Regional. E em 1946 foi feita a primeira apresentação de capoeira.

Em 1953, Mestre Bimba se apresentou para o então presidente Getúlio Vargas, que declarou ser a capoeira o único esporte verdadeiramente nacional.

Sem ter apoio e o merecido reconhecimento na Bahia, o mestre mudou-se para Goiás, em busca de novas oportunidades, mas suas expectativas não foram realizadas e, em 5 de  fevereiro de 1974, mestre Bimba faleceu após sofrer um derrame cerebral.

Em um reconhecimento póstumo, em 12 de Junho de 1996, a Universidade Federal da Bahia, concedeu, por unanimidade o título de Doutor Honoris Causa a Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário