terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mestres que marcam.

Hoje eu  reoslvi escrever sobre os mestres de capoeira que me encantam, cada um com sua peculiaridade e que de certa forma, têm influência dentro da minha vida como capoeirista. E quando decidí escrever, pensei em um nome que não saiu da minha cabeça desde que tive a idéia de fazer este post, que foi o Mestre Liminha.
Ele já havia morrido quando começei a treinar capoeira, no entanto, suas músicas e suas frases célebres, embalaram os meu treinos na academia em que eu treinava.Se eu tenho amor a capoeira hoje, ele tem um pouco de culpa nisso. Axé Mestre Liminha.

 BIOGRAFIA

Mestre Liminha.
António Carlos de Lima, Mestre Liminha D’Ogum, nasceu no dia 8 Agosto de 1964, Taquaritingua estado de São Paulo, Brasil. Começou a praticar Capoeira aos 13 anos de idade no Clube Volkswagen, com o Mestre Celso de Moura. Em 1984 formou-se Contra-Mestre, com o Mestre Bira e seu irmão Mestre Lima em Santos, estado de São Paulo, Brasil. No ano 1990 confirmou seu nίvel e estatuto, Mestre de Capoeira com Mestre Lima. No mesmo ano mudou-se para o Recife, onde continuo a desenvolver seu trabalho de Capoeira na companhia do Mestre João Capoeira. No Recife, Mestre conhece Mestre TéTé. Em 1994 chega a Genebra, Suiça, onde fez parte do grupo de Capoeira (Ginga do Corpo Negro). Em 1996, Mestre Liminha por decisão sua abandona o grupo e funda “Associação de Capoeira Arte Popular” em Genebra. Com academia criada, Mestre desenvolveu e desempenhou um trabalho de Capoeira a sua imagem. Organizou encontros de Capoeira, manifestações e outros eventos na Europa.  Em 2001 realizou o seu primeiro CD de Capoeira « Revelação » em Genebra. Por motivos particulares, Mestre deu uma nova forma ao jogo, desenvolvendo e assimilando sua Capoeira numa forma tίpica africana, confirmando um estilo próprio, (Capoeira Antiga). Em 2004 realizou seu segundo CD de Capoeira « Geração Africana » em França, Clermont-Ferrand, com participação do aluno Ataare da Costa. Mestre deu inίcio aos seus projectos da Capoeira Antiga. Foi um defensor completo sobre os valores da cultura afro-brasileira na Europa.
A vida do Mestre é cheia de histórias em volta da Capoeira, Mestre influênciou uma nova geração de capoeristas. Foi exemplar na maneira de ensinar e transmitir sua capacidade pela Arte. Viveu e conviveu toda sua vida pela Capoeira. Mas por motivos de saúde, Mestre Liminha D’Ogum veio a falecer no dia 3 Novembro de 2005 em Genebra, Suiça. Tinha completado os seus 41 anos de idade.

« Ser Mestre não é saber bater, mas sim controlar e ensinar uma arte, uma filosofia de vida »
Mestre Liminha D'Ogum






2 comentários:

  1. Boa, muito boa! fazia tempo que eu estava querendo ler sobre mestre liminha e não tinha oportunidade.
    gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. hehehe sempre que eu puder vou postar uma matéria sobre algum mestre interessante ;)
    abraços e continuem lendo o blog!!!!!

    ResponderExcluir