sábado, 23 de outubro de 2010

RODA DE TIRIRICA

 Se você acha que Tiririca se resume ao nosso mais novo Deputado Federal , então leia com atenção o post a baixo ...
Às vezes eu faço uma pesquisa e um assunto interessante me leva a outro, que me leva a outro. Foi assim que eu ouvi falar nas Rodas de Tiririca, também conhecidas como Jogo de Pernada. Um assunto interessante para um post especial de Carnaval pois está vinculado às origens do samba e carnaval paulista.
As rodas de tiririca eram rodas de batucadas promovidas por engraxates, carregadores de cargas e vendedores de banana, na Barra Funda, Praça da Sé ou do Largo da Bananana, na cidade de São Paulo, entre as décadas de 30 e 50. Utilizando os próprios instrumentos de trabalho, como as latinhas de graxa, as escovas, as garrafas d'água e os caixotes, eles faziam a música para acompanhar o jogo da tiririca, uma capoeira jogada ao som do mais puro samba paulista.
Os movimentos dessa "capoeira sambada" originaram passos de samba atuais, e por essas rodas passaram grandes nomes do samba e do carnaval paulista, como Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro e Germano Mathias.
O estranho é que não achei absolutamente nada sobre isso em nenhum site de capoeira, apenas em sites que falavam sobre samba. Então, não só pra lembrar o carnaval, mas também para preencher a lacuna, o assunto agora está aqui.

VEJA UM POUCO AQUI TAMBÉM SOBRE O ASSUNTO: 

Um comentário: