quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CAPOEIRA NA NOVELA DAS 18:00 HORAS

 
LADO A LADO
 
 
PARA QUEM AINDA NÃO ESTÁ POR DENTRO DAS NOVIDADES DA TELEVISÃO, TEMOS UMA NOVA NOVELA DAS 18:00HORAS, CHAMADA "LADO A LADO", QUE RETRATA O INÍCIO DO SÉCULO XX, LOGO APÓS A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA E A DECRETAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL.
PODEREMOS VER MUITAS MUDANÇAS NA SOCIEDADE, INCLUSIVE PARA OS GRANDES BARÕES DO CAFÉ E DO AÇUCAR E AS FAMÍLIAS TRADICIONAIS DAQUELA ÉPOCA.
NÃO É PRECISO CITAR QUE MUDANÇAS HOUVERAM TAMBÉM PARA OS RECÉM LIBERTOS, QUE TIVERAM QUE SE ADAPTAR E ERGUER SEU SUSTENTO DE ALGUMA FORMA, ENTRE O CLARO PRECONCEITO  QUE HAVIA COM OS NEGROS DIANTE DA NOVA RELAÇÃO SOCIAL ATUAL.
 VEREMOS TAMBÉM QUE HAVERÁ BASTANTE REFERÊNCIA COM A CULTURA POPULAR NEGRA(OU BRASILEIRA AFINAL NADA MAIS TÍPICAMENTE BRASILEIRA DO QUE O QUE É ABORDADO NA NOVELA), EM ESPECIAL O SAMBA QUE SERÁ O TEMA QUE UNIRÁ TODO O ELENCO NEGRO DA NOVELA.
MAS QUE NÃO SERÁ SÓ ISSO, HÁ NO ELENCO PRINCIPAL DA NOVELA OS REPRESENTANTES DA CAPOEIRA, QUE TENTARÃO DE CERTA FORMA MOSTRAR AS DIFICULDADES QUE OS NEGROS TIVERAM COM A NOVA FASE DA VIDA E A UTILIZAÇÃO DA CAPOEIRA, QUE TROUXE PARA ELA A MÁ FAMA DE "VADIAGEM".
  FALANDO DOS PERSONAGENS DA NOVELA, DESTACO DOIS ESPECIALMENTE: O ZÉ MARIA (LÁZARO RAMOS) OU "ZÉ NAVALHA", APELIDO DADO A SUA HABILIDADE EM FAZER BARBA NO SALÃO QUE TRABALHA. BOM CAPOEIRISTA, MAS QUE UTILIZA SUA HABILIDADE NAS ÚLTIMAS CONSEQUENCIAS.
E CANIÇO (MARCELLO MELO JR), QUE É UM HÁBIL CAPOEIRISTA, MAS UTILIZA ESSA SUA HABILIDADE PARA FINS DUVIDOSOS, REFORÇANDO A MÁ FAMA DOS CAPOEIRISTAS DAQUELA ÉPOCA.
 
 
 
 
MAS O ATOR DEIXA CLARO QUE FOI BEM ORIENTADO PELOS MESTRES DE CAPOEIRA E QUE ESSA ARTE DEVE SER PACÍFICA E UTILIZADA COM DISCIPLINA E DE FORMA QUE MOSTRE TODO O POTENTCIAL DA SUA BELEZA.
 
"Os professores sempre foram disciplinados e disseram para tomar cuidado, não mexer com outros grupos, até porque cada roda é uma roda."
 
 
CONTA MARCELLO QUE FEZ CAPOEIRA DO 10 AOS 16 ANOS DE IADADE NA NÓS DO MORRO POR ISSO NÃO TEVE DIFICULDADE PARA FAZER O PERSONAGEM.
 
 "Já fiz capoeira no Nós do Morro, mas não segui as cordas, porque era uma aula alternativa. Quando fiz as aulas para o personagem só reativei a memória".
 
 
 
LEMBRANDO QUE ESTA QUARTA-FEIRA VEREMOS A CENA DE LUTA DOS CAPOEIRISTAS COM A POLÍCIA POR CAUSA DA DEMOLIÇÃODO CORTIÇO QUE OS PERSONAGENS MORAM .
 
 
 
ASSISTAM E VEJAM O QUE ACHAM DA FORMA COM QUE ABORDAM A CAPOEIRA NA  TELEVISÃO E COMO SERÁ UTILIZADA ATÉ O FIM DA NOVELA.
 VEREMOS....


MONITORA DENDÊ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário