segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Haloween que nada, viva ao Saci !


Um dos personagens mais carismáticos do folclore brasileiro, o Saci comemora seu dia em 31 de outubro. Junto com a data, nosso amigo negrinho de uma perna só ganhou uma responsabilidade enorme: Fazer oposição ao Halloween no Brasil e chamar a atenção dos brasileiros para a cultura nacional. Para essa nobre missão, o Saci conta com o apoio da Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci), uma organização que reúne interessados em valorizar e difundir a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras.

Nacionalmente, o Dia do Saci ainda não é oficial pois o projeto de lei nº 2.762 que insitiui a data, ainda não foi aprovado pelo Congresso, mesmo assim o Dia do Saci já é comemorado em muitos lugares e lembrado por muitas pessoas.

Lenda

O Saci surgiu, provavelmente, entre os povos indígenas. Ele era um indiozinho com duas pernas e que gostava de fazer traquinagens. Depois, a lenda teria recebido influências da cultura africana, então Saci se tornou um jovem negro, de uma perna só e com um inseparável cachimbo. Da cultura européia o negrinho ganhou o gorro vermelho, que era entregue aos escravos libertos na Europa. Apesar das transformações, Saci sempre manteve o espírito de muleque travesso.
Existem algumas versões para explicar como o Saci perdeu a perna. Há quem diga que foi jogando capoeira, outros afirmam que, amarrado pela perna, ele preferiu cortá-la a ficar preso. Tudo em nome da liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário